domingo, 22 de março de 2020

As lições não aprendidas do Passado!


Bartolomeu dias foi o primeiro Europeu a contornar o Cabo das tormentas no extremo sul da África, sua façanha abriu caminho para um ciclo novo de comércio e Navegação. Sua esquadra navegou do atlântico ao Índico mostrando ser possível chegar a Calecute - Índia por uma via marítima.
O mais curioso dessa História foi o fato que ele não terminou sua viagem até a Índia, mapeou o trajeto, elaborou mapas que posteriormente foram vitais para Vasco da Gama concluir a viagem. Você deve estar se perguntando o motivo de Bartolomeu dias não concluir ele próprio a viagem e entrar na história Portuguesa repleto de glórias e honrarias, ele deu meia volta e retornou pra casa por conta da saúde de seus tripulantes.
A tripulação da esquadra de Bartolomeu dias estava com escorbuto, moléstia causada pela falta extrema de vitamina C no organismo, em estágio avançado o indivíduo começa a sangrar pela gengiva. Se tivesse concluído sua viagem ele entraria para história em um patamar maior, porém ao invés de pensar na sua carreira ele escolheu o bem estar de seus compatriotas.
Bartolomeu dias caiu no ostracismo por anos em razão de sua missão incompleta, voltou à carga na viagem de Pedro Álvares Cabral em 1500 onde acaba morto em um naufrágio próximo ao cabo das tormentas na África do sul. Quais lições podemos tirar de sua história? Um líder não pode zombar do perigo, um líder não pode colocar seus interesses pessoais ou políticos acima da saúde de seus compatriotas, um líder deve colocar o bem estar do próximo acima de sucesso individual.
A História existe para aprendermos com os erros e acertos do passado, porém sua missão está cada vez mais difícil em uma era onde dogmas científicos são deixados de lado para satisfazer a insanidade de fanáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário